Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada por Pierre Chareau e Bernard Bijvoet, a Maison de Verre (em português "Casa de Vidro"), é um marco no início da arquitetura moderna.
Construída em 1932, a casa utiliza vários equipamentos industriais e mecânicos justapostos com um estilo tradicional de mobiliário doméstico, tudo sob a transparência e leveza da fachada.
Para não expulsar uma mulher idosa que morava no último andar, a residência foi implantada sob um apartamento existente. Para isso, a obra usa estrutura metálica permitindo a planta livre e o uso de materiais leves onipresentes, como vidro e tijolos de vidro.
Um aspecto interessante desta casa são os acessórios mecânicos ubíquos. No piso térreo ficava um consultório médico do Dr. Jean Dalsace. Este arranjo incomum da circulação foi resolvido por um painel giratório que esconde dos pacientes as escadas privativas durante o dia, mas moldando as escadas à noite.
Outros componentes mecânicos incluem um trilho da cozinha para a sala de jantar, uma escada retrátil que conecta a sala de estar privada com um dormitório, e um complexo conjunto de armários para os banheiros.
A divisão espaço do espaço interno é modificada rotacionando e deslizando painéis de vidro, de metal liso ou perfurado, conformando novos espaços. A honestidade dos materiais, a transparência variável das formas e a justaposição de materiais "industriais" e da decoração tradicional fazem da Maison de Verre um marco na arquitetura do século XX.
- Ano: 1932
-
Fotografias:Wikimedia user: Subrealistsandu